terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Segunda Semana!

Na segunda semana conheci o TSSHT Rui Polho com quem tive igualmente a oportunidade de realizar vistorias/visitas a outros estabelecimentos.
Ao longo destas semanas foram vistoriados/visitados vários estabelecimentos, como já foi referido anteriormente. Estes estabelecimentos pertencem a diferentes tipos de actividades económicas como comércio a retalho dos mais diversos produtos, cafés, institutos de beleza, cabeleireiros e outros. Numa designação mais trivial visitei vários cafés, restaurantes, cabeleireiros e/ou institutos de beleza, armazéns de vários artigos de papelaria, escritórios de contabilidade e as famosas "lojas do chinês". Nestas últimas que mencionei, é interessante referir por curiosidade que a comunicação com os responsáveis e/ou funcionários destes estabelecimentos não é muito fácil na maioria dos casos, sendo a língua uma barreira para a perfeita e eficaz compreensão da informação e formação prestada. Tive também oportunidade de visitar um estúdio fotográfico, um talho, algumas farmácias e lojas de comércio de produtos de ortopedia, loja de produtos para animais com consultório veterinário e, também, uma oficina de mecânica.

A gestão de resíduos não é uma matéria efectivamente específica da área da Segurança e Higiene no Trabalho, no entanto a ausência de uma gestão de resíduos correctamente aplicada aos diferentes tipos de resíduos pode constituir um factor de risco químico e/ou biológico aos funcionários do estabelecimento. Os estabelecimentos visitados que suscitaram maior curiosidade nesta área foram o estúdio fotográfico e um armazém de produtos de cafetaria para comercialização, nomeadamente máquinas de café e lotes de café. Este último estabelecimento apresentado armazenado numa dispensa vários lotes de café com o prazo de validade expirado. Fomos confrontados com uma questão pertinente: o que fazer aos referidos lotes de café? Qual o destino mais apropriado para este tipo de resíduos, uma vez que a indústria que comercializa este tipo de produtos não se responsabiliza pela sua recolha aquando a ocorrência deste tipo de situações?
Como futura TSA, tudo o que possa constituir um factor de risco para a Saúde Pública, considero que seja meu dever informar e esclarecer as pessoas quanto às mais variadas questões apresentadas seja qual for a àrea onde desempenho funções. Neste caso, a ausência de uma adequada gestão de resíduos poderá representar um factor de risco para os trabalhadores de determinado estabelecimento podendo, em outras circunstâncias, estar expostos a produtos nocivos á sua saúde. O destino final dos lotes de café com prazo de validade expirado é uma questão deveras específica, á qual não obtive uma resposta concreta e explícita. Relativamente ao estúdio fotográfico, este estabelecimento não produz resíduos que são inerentes e que resultam dos processos de revelação e fixação exclusivos deste tipo de actividades. A gestão de resíduos mais específicos do estabelecimento em causa consiste na adequada recolha, efectuada por empresa responsável e determinada para esta função, de tonners e tinteiros resultantes dos recentes métodos de tratamento digital de imagem cada vez mais implementados e difundidos neste tipo de actividade.

Numa prespectiva mais pessoal, este tipo de questões de carácter mais específico desperta o interesse e a vontade de poder responder de forma mais eficaz e consciente. Constitui assim, um desafio a aquisição dos conhecimentos necessários através da constante actualização sobre as diversas temáticas que compõem a Saúde Ambiental visando delinear o caminho para o perfeito desempenho de funções e para o sucesso profissional emquanto TSA.

Sem comentários:

Enviar um comentário