Desde já, peço desculpa por alguma demora na publicação e actualização deste espaço...
As semanas seguintes não apresentam novidades consideráveis relativamente ao trabalho elaborado. Contudo, como já referi em publicações anteriores, é um desafio constante a actualização da legislação e o permanente conhecimento da mesma considerando a que está em vigor e a que se encontra revogada. Assim sendo, apesar de parecer um trabalho um tanto ou quanto monótono, cada caso é um caso, cada estabelecimento é um estabelecimento tendo características próprias e por isso devem ser avaliados individualmente e trabalhados de forma personalizada com o objectivo de diminuir a prevalência dos riscos identificados.
Posso dizer que apesar dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares e da experiência transmitida por parte dos nossos docentes, que exercem ou já exerceram funções nesta área, apenas ao lidar pessoalmente com as situações e apenas quando nos deparamos pessoalmente com determinados problemas é que compreendemos a destreza e prática necessárias para os resolver. Só no dia-a-dia e nas deslocações aos estabelecimentos podemos constatar in loco a realidade e a dificuldade para a mudança de determinados hábitos e crenças enraizadas que as pessoas muitas vezes persistem em não alterar. O alerta para situações que não são comuns mas que poderão acontecer, muitas vezes não são vistas e avaliadas com a importância devida, por exemplo, muitas vezes as pessoas incluindo os proprietários dos próprios estabelecimentos não entendem o porquê da necessidade de uma correcta sinalização e iluminação de emergência. É certo que é mais um investimento que em determinadas alturas poderá parecer secundário mas as situações perigosas não escolhem alturas e é necessária e relevante a prevenção da ocorrência das mesmas.
E assim termino a minha actuação na àrea de Segurança e Higiene no Trabalho! Foi bastante enriquecedor trabalhar nesta àrea. Apenas gostava de ter tido oportunidade de contactar com instrumentos de medição de ruído, conforto térmico, entre outros parâmetros, o que não foi possível durante o período de estágio nesta àrea.
Sem comentários:
Enviar um comentário