quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Primeira Semana

A primeira semana de estágio foi reduzida, uma vez que começámos na quarta-feira, dia 10 de Novembro. Reduzida mas não menos activa! Logo que cheguei, na manhã de dia 10, fui apresentada à TSSHT Joana Peres, com quem tive oportunidade de participar em vistorias/visitas a alguns estabelecimentos fundamentalmente comerciais. Como já foi referido anteriormente, a primeira fase do meu estágio é realizado na área de higiene e segurança no trabalho. Basicamente, o trabalho por parte dos técnicos de HST consiste, primeiramente, no deslocamento a determinado estabelecimento onde é feito o levantamento das características e a avaliação das condições das instalações, geralmente com o auxílio de uma check-list elaborada pela empresa. De seguida, é elaborado um relatório onde são, não só, identificados os riscos encontrados e o seu nível de gravidade, mas também as respectivas medidas correctivas e preventivas recomendadas.
Para a realização das vistorias/visitas aos estabelecimentos é necessária a aquisição de conhecimentos específicos na área da higiene e segurança no trabalho, adquiridos e apreendidos através das várias unidades curriculares que frequentei ao longo do curso de Licenciatura em Saúde Ambiental, e também a permanente actualização da legislação em vigor, necessária para a perfeita e eficiente realização do serviço prestado.

Sem comentários:

Enviar um comentário